sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Relatório de Actividades - Época 2008/2009

INTRODUÇÃO

Concluída a época desportiva, cabe-nos apresentar aos Senhores Associados o Relatório da Actividade do nosso clube respeitante à época 2008/2009. Olhando o caminho percorrido, e apesar das inumeras dificuldades encontramo-nos satisfeitos e de consciência tranquila pelo cumprimento, em parte do plano das nossas actividades no que tange às actividades desportivas modalidade - futebol.

É de se lembrar, que o Clube esteve em inactividade durante mais de 10 anos. Todavia, graças a grupo de cidadãos dinamizaram levantar a auto-estima dos tchadenses e os associados elegeram novos orgãos sociais a 12 de Outubro de 2008 p., f.. A novel Direcção elegida, mediante os parcos recursos do Clube, traçou os objectivos para o início da época e pode-se concluir que desenvolvemos um trabalho positivo em todos os domínios – Actividade Desportiva, Movimento Associativo, Situação Financeira, 25º Aniversário, Sede Social e Relacionamento Institucional.
Este relatório pretende retratar o que de essencial foi a actividade do clube durante esta última época.


ACTIVIDADE DESPORTIVA

Seniores

Esta Direcção estruturou o Futebol Sénior de acordo com as reais possibilidades do clube, tendo bem presente que as suas limitações são impeditivas de ambicionarmos outros voos.
Como é do conhecimento geral, a nossa equipa sénior disputou Campeonato, Taca Praia e Santiago Sul com enormes dificuldades, pelo facto do impasse na participação ou não, razões sobejamente conhecidos, o clube ter inscrito tardiamente nessas provas permitiu que os jogadores tchadenses terem inscritos noutros clubes, a preparação técnica e táctica nos treinos e os jogos num horário improprio não habituados pelos jogadores e a disputa das competições fora da nossa casa, e não no Estádio Municipal de Achada Santo António – Sucupira, imposto pelas autoridades desportivas e sem outra alternativa, por falta de infra-estruturas para receber jogos oficiais.
Os objectivos do clube, depois de largos anos de inactividade, passavam pela participacão no Compeonato da II Divisão e por uma prestação condigna na Taça “Cola Cola” Santiago Sul e na Taça Praia. Apesar de bons resultados e outros nem tantos nos jogos, o respeito aos e dos adversários, a participação coroou o esforço dispendido por todos os tchadenses, jogadores, equipa técnica, colaboradores, sócios e amigos ao longo de toda a época.
O Campeonato foi disputado num quadro extremamente competitivo, disputado a 10 equipas de todos contra todos na 1ª e 2ª volta, o que dificultou o exito à subida a divisão principal.
Na Taça “Cola Cola” Santiago Sul e na Taça Praia fomos eliminados pelas equipas da ASA Grande e do Varanda na primeira eliminatória da prova.
Apesar dos apoios recibidos da massa associativa e dos amigos tchadenses no geral, os resultados foram poucos satisfatórios pela ambição e exigencia de todos. No entanto, afirmamos que embora parodoxalmente, os objectivos foram cumpridos, pelo facto da participacão nas competições nessa Época desportiva depois de longos anos de ausencia.
Perante este quadro, aproveitamos para congratular todo o plantel sénior, equipa técnica, jogadores, departamento clínico (médicos, enfermeiros e massagistas), dirigentes, colaboradores, patrocinadores, massa associativa e tchadenses em geral.


Camadas Jovens – Basquetebol e Futebol

Temos agendado a participacão nas competicões a nível de camadas jovens, mas as dificuldades encontradas tornou-se dificil levar avante esse projecto. Podemos afirmar que a sua implementacão requer o envolvimento de uma estrutura com um elevado grau de organização e empenho dos dirigentes e técnicos para acompanhamento dos jovens atletas tanto no futebol como em basquetebol. Contudo, podemos avancar que para a próxima época vamos estar melhor preparada para criar as condicões técnicas para implementacão da escola de formação para a prática desportiva e dotar os atletas da aptidão futebolistica e basquetebolistica para o engrandecimento do clube.


MOVIMENTO ASSOCIATIVO

Durante esta época o nosso clube angariou 40 associados e possui 25 sócios pagantes. Este número fica muito aquém das necessidades, apesar do incremento de centenas ou senão milhares de apoiantes ao longo da criacão e maior envolvimento durante essa época dos amigos e tchadenses no geral na vida do Clube. Destaca-se a tiragem do Boletim Informativo que permitiu a divulgação das actividades do Clube. Outrossim, renovamos o agradecimento à claque e à massa associativa pelo apoio protagonizado ao longo da época e até ao último minuto do campeonato.
SEDE SOCIAL

No quadro do nosso projecto, impõe-se enaltecer o Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal da Praia, Engº Victor Coutinho, a disponibilidade de nos acompanhar para localização de lote de terreno para construção da nossa futura Sede Social e esclarecimentos sob a infraestruturação desportiva na localidade de Achada Santo António.
Parece-nos conveniente realaçar e aproveitar este relatório para se espelhar os esforços e os desenvolvimentos verificados, principalmente nessa época desportiva.

Queremos construir a Sede Social com as condições mínimas e indispensáveis para o clube desenvolver a sua actividade.

RELACIONAMENTO INSTITUCIONAL
O clube esteve presente em todas as reuniões convocadas pela Câmara Municipal da Praia, Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, Associação de Futebol da Praia, Região de Santiago Sul, bem como procurou corresponder aos convites das demais Instituições.
Em todas as iniciativas preconizadas ficou bem patente em manter boas relacões com todas as Instituições desportivas, públicas e privadas, que contribuiu para a credibilidade institucional do clube.

Sem querer, mais, alongar, queremos agradecer à Mesa da Assembleia Geral, na pessoa do Presidente – Professor, Alberto Delgado, ao Conselho Fiscal, sócios pagantes das actividades do clube, aos patrocinadores que nos deram o prazer de publicitar nos nossos equipamentos os nomes as suas marcas, à ENACOL, LIFTEC, Moura Company, Publicom, Boca § Doce, Confeccões Alves e de entre outros a Federação Cabo-verdiana de Futebol, a Federação Cabo-verdiana e Basquetebol, Despachante Oficial “Modesto”, Clinica Santo Dente, Dra. Dirce, Dra. Almeida, Dr. José Fragoso, Dra. Monteiro, Clinica Beldente, Gildo Ribeiro, Lito Semedo, Candido Carvalho, Tino, Casa Má Santa, Cotovs, Linete, Djila, Vá, Evandro, Já, Kuku, Oscar, Isabel, Henrique Tchica, Lisboa, Gaby, Já di Belinha, Celino, Néné di Kreka, Djudja, Djack, Djoquinha Nha Pecha, Ito, Dju, Djulay, Voga, Periteu, Zé di Mena, aos homens do claque nos jogos, Kamate, Vánia, aos jogadores, à equipa técnica, Tazinho, Zema, Jesus, Ká, Betinho, Djodjo, aos associados, aos amigos simpatizantes, aos colaboradores, aos Orgãos de Comunicação Social e a todos aqueles que por omissão não são lembrados neste documento.
Resta-nos submeter este relatório à apreciação da Assembleia Geral, cientes de que o cometimento de qualquer erro ou desconformidade não deixará de ser revelado pela mesma.

Sem comentários:

Enviar um comentário