segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Historial



Ano de 1984: A Fundação

Por iniciativa de alguns jovens de Achada de Santo António, amantes do desporto em geral e futebol em particular, nascia no ano de 1984 o “CLUBE DE FUTEBOL TCHADENSE”.
O surgimento do Clube “TCHADENSE” deve-se ao grande envolvimento e forte espírito cívico dos jovens tchadenses, destacam-se os nomes de Zé, Calú e Valdir de Tulia, Casalberto, Zé de Dotora, Isabel Nha Aurora, Henrique Tchica, Lena de Maria, Adla Nha Domingas Boy, Kiki e Zezinho de Xandade, Dico Nha Mulata, Zé Turco, Gugu e Betinho de Porfica, Nonó de Corcobada, Albertino Totoca, Táti, Manuel e Caluca de Gagá, Pelé de Djonsa, Luis Xéma, Sabino, Luis Kong, Zé Pila, Luis Frá, entre outros.
Após longos anos de participação em torneios de futebol inter-bairros da capital, sobretudo por ocasião das férias escolares, com excelentes resultados, graças aos bons executantes da bola no seio do grupo, anos mais tarde deu-se a oficialização do Clube.


Ano de 1995: A Oficialização do Clube

A oficialização deveu-se à necessidade da participação nas competições federadas em Santiago Sul, desenvolveu-se o trabalho para sua concretização, teve com figuras de proa Mário Barbosa Vicente, José Luís Pereira Barbosa (Djudja), Custódio Brandão, Alberto Delgado (Beta), António Carvalho, Belarmino da Veiga (Bailer), Tchiba, Lisboa, entre outros. O Clube ressurgiu com a denominação “Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural Tchadense Futebol Clube”, reconhecida juridicamente pelo despacho da Ministra da Educação e Desportos de 17 de Outubro de 1995, com publicação no B.O. I Série nº 30 de 30 de Outubro.

Época 1996/1997: Conquista do Título

Logo após a sua oficialização e na sua primeira participação, o clube conquistou o título de campeão de Santiago, época desportiva 1996/1997, o campeonato da II Divisão na categoria de seniores.


Ano de 2008: Revitalização do Clube

Passado longos anos do reconhecimento jurídico do Clube e atendendo aos novos desafios no alargamento das actividades desportiva, social e cultural, um grupo de cidadãos manifesta todo empenho em revitalizar o Clube. Assim, Jorge Rodrigues Mosso, Graciano Santos, Alberto Delgado, Luis C. R. dos Santos (Já), Manuel Augusto C. Mendes (Tazinho), Severino Osório (Sivé), Zema de Túlia, Tchitchote, Ká, Betinho, Mario Barbosa Vicente, Custódio Brandão, José Luís Pereira Barbosa (Djudja), Henrique Monteiro (Nené), Valdir, Calu, Lisboa, Óscar Rodrigues, Luis Cláudio Rodrigues, Edna Oliveira, Brasilina Rodrigues, Manuel Fragoso Junior (Periteu), Manuel Adilson Cardoso Fragoso (Didi Fragoso), Ilídio, Meno Pecha, Eneias Rodrigues (Belito), Evandro, Cipriano (Tchapa) e entre outros, organizam e realizam a Assembleia Geral em 12 de Outubro de 2008. Os membros eleitos aos órgãos Sociais - Direcção – propuseram mudar a denominação do citado Clube para “Associação Desportiva & Cultural Tchadense”, pois entenderam-se que a antiga denominação limitaria a amplitude que se quer para o novo projecto e inibe o contributo das Instituições.
Com a nova denominação, formalmente constituída, está-se a dar largos passos na credibilização e execução do novo projecto, desenvolvendo outras actividades sociais, culturais e apostar na formação e iniciação do futebol e basquetebol, envolvendo todos os colaboradores, sócios e amigos tchadenses num optimismo de referência nacional do associativismo juvenil, em promover a prática desportiva como vector do desenvolvimento social e biológico dos jovens através da participação na actividade formativa, social, cultural de relevância para a sociedade, e em particular na comunidade onde está inserida em manter boas relações com as entidades desportivas, públicas e privadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário